O que é um estilo de vida?
A expressão “estilo de vida” surge com a modernidade e procura dar uma resposta aos padrões de consumo, de rotina, de hábitos e se apresenta como uma forma de vida adaptada ao dia a dia.
A evolução dos estilos de vida
Como era viver antes da modernidade?
Até meados do século XX os valores eram comunitários, cultivava-se o social, valorizava- se as associações, as amizades, as trocas de mercadorias, o foco estava na vida em comunidade. Com a industrialização, as pessoas aos poucos perdem o sentido das trocas e começam a adquirir produtos industrializados. Vem o consumo e com ele muitas dependências e muitas migrações.
O advento da modernidade traz a valorização do mercado e perde-se a relação com a vida em comunidade. Migra-se para a individualidade e criam-se estilos de vida adaptados aos tempos modernos.
Então, houve evolução com a modernidade? Alguns dizem que sim, mas outros ficam fora da participação.
O que podemos fazer?
Permanecer no consumismo, tendo muitas dependências ou fazer outras escolhas? As reflexões ajudam a fazer escolhas: O que é a vida? Como devo viver?
Ao observar como vivem as pessoas, constata-se que muitas pessoas estão em crise. A crise não é única, apresenta-se de muitas formas, e pode ser social, de crescimento de emprego, de empobrecimento; enfim, as crises são financeiras e pode, também, atingir o meio ambiente, sendo ética, ecológica. As crises produzem não vida, produzem doenças… As soluções do passado e as da modernidade são estilos de vida, mas não resolvem as nossas crises.
Por que?
O planeta é feito de seres animais, de plantas e de seres humanos, além da terra e da constituição dos ecossistemas.
Mas Adão no início da humanidade segundo o livro do Gênesis ouviu da serpente uma recomendação: “você pode comer deste fruto e ficar mais inteligente e pode dominar o mundo…” Adão e seus descendentes comeram do fruto proibido, dominaram a terra a seu favor, construíram riquezas e perderam o aspecto principal da natureza. Essa teoria que coloca o homem no centro chama-se homocentrismo.
Mas por que esta teoria pode afetar a vida no planeta terra e não resolver as nossas crises? Porque segundo esta teoria há uma superioridade do ser humano sobre os demais seres, com exploração e destruição dos ecossistemas. Este estilo de vida está em crise.
Outro estilo de vida
Diferente de outros estilos de vida apresentamos uma nova maneira de ser, um estilo de vida em convivência com a natureza, onde está uma nova ética, a ética da permacultura. Cuidar das pessoas, cuidar da terra e do bambu e comércio justo. Então, cuidar das pessoas inclui o cuidado de si e das pessoas em nosso entorno. Para o cuidar da terra e do bambu, propomos a formação de sociedades sustentáveis.
Como fazer?
Você vai aprender com o bambu. Pois, segundo a sabedoria oriental “o bambu é oco. Sua maior virtude é o vazio interior. O bambu nos ensina a esvaziar a mente para, então, preencher o espírito. Crenças, orgulhos, medos, julgamentos precisam ser esvaziados. Sabedoria é remover coisas todos os dias, para então dar espaço ao novo. Tudo nasce do Vazio… Tudo retorna ao Vazio”.
O que você pode ganhar?
Você pode obter rendimento com um estilo de vida, formando sociedade sustentável: produzir produtos com bambu, gerar renda, gerar emprego, crescer sustentavelmente. Você pode adquirir produtos sustentáveis e viver uma vida mais digna. Um estilo de vida que obtêm rendimento e aproveitamento continuo; um estilo de vida que responda criativamente às mudanças.