1. Valor da água
Por que? Necessidade de autonomia!
Ter autonomia para não ter dependências.
Fonte: Permacultores urbanos.
2. Crise hídrica
Por que há crise hídrica?
Quando tudo poderia ser tranquilo como a água de uma torneira.
Os fatos são outros. Pois, no momento da escrita deste artigo as notícias são preocupantes: Falta água em bairros da capital. Também, há estiagem em vários municípios gaúchos e enchentes em outras regiões do país. Vários fatores corroboram para que isto aconteça.
A principal foi a agricultura moderna; e tem sido a maior causadora de desmatamentos e degradações de solos, influi sobre a água e sobre as emissões de
gases do efeito estufa. Há portanto, uma perturbação do ciclo das águas.
Existe um ciclo hidrológico que precisa de mudanças.
3. Ações:
Que ações são necessárias?
Nutrir o solo, proteger as espécies vivas, demandar menos recursos, preservar as florestas, manter livres e limpas as nascentes e cursos d’água.
Então, para que as mudanças aconteçam é necessário um planejamento para o bom andamento das atividades na propriedade.
Planejamento segundo os princípios éticos da Permacultura:
Cuidar da terra, cuidar das pessoas e preço justo. Assim, garantimos que o solo continue produzindo alimentos para humanos, animais e para a própria natureza, de um modo sustentável
Reabilitar terras degradadas pela ação humana, plantio planejado de espécies que recuperem o solo, recomponham nutrientes e protejam da erosão.
Criar ou reforçar ecossistemas para prover nossas necessidades e preservar a biodiversidade, reinserindo espécies nativas e valorizando recursos locais.
Cuidar das pessoas:
É reconhecer e suprir as necessidades das pessoas, para que elas tenham qualidade de vida, possibilitando as à desenvolver seus potenciais, e causar menos impacto no planeta.
Bosques ciliares ou ribeirinhos, com Bambus.
4. Manejo sustentável
O bambu é serviço ambiental para o ecossistema e protege as fontes d’água.
Por isso ações de reflorestamento em áreas degradadas. O bambu se apresenta como uma relevância ambiental em relação aos bosques e à água.
Manejo para garantir as necessidades da propriedade, com sistemas de captação e armazenamento da água da chuva.
Para o Bambu construímos uma proposta, pois: O Bambu é um recurso para combater a mudança climática, restaura ambientes, tem um potencial de captar carbono e com os seus rizomas e raízes regula correntes de água e previne a erosão; com o seu rápido crescimento atua de forma fantástica recuperando o ecossistema, ao formar agroflorestas sustentáveis.
5. O que você vai ganhar com isso?
Com o Bambu você poderá obter sustentabilidade.
Observa as pétalas construídas para obter resultados:
Depois, mãos à obra para construir o melhor espaço de biodiversidade tendo o Bambu no escopo.